TODOS POR PERNAMBUCO DIGITAL

Menu
Voltar

Reforma da Pista do Aeroporto de Ouricuri - HELIPORTO REGIONAL

GABRIEL DE ARAUJO SILVA GABRIEL DE ARAUJO SILVA  •  2022-10-08  •    Nenhum comentário
170026887_4480148395348629_3370627786068048968_n.jpg
170026887_4480148395348629_3370627786068048968_n.jpg


Código da proposta: PARTICIPAPE-2022-10-2270

aeródromo de helicópteros pode e deve ser observado não mais como um simples ponto de conexão entre o modo aéreo e o modo rodoviário, mas sim como integrante de uma ou mais cadeias produtivas, podendo ser catalisadores dos processos industriais ,médicos e transporte ágil de passageiros para outras localidades com menos tempo. Entenda-se produção, neste caso, principalmente como a prestação de serviço e, secundariamente, como as atividades de manufatura e extração de matérias-primas. Com a construção do 1º Heliporto Regional do Araripe, consegue-se visualizar o seu papel do ponto de vista da integração e desenvolvimento econômico, proporcionando à região, como uma estrutura que atrai investidores e favorece os negócios e as empresas que a seu turno contratam pessoas e serviços bens na area da aviação .

Sendo uma das principais infraestruturas de transporte que é o da aviação, onde tem impacto direto a eficiência econômica no Sertão do Araripe e outros Estados, ao prover agilidade e possibilitar o transporte aéreo de curta e longa distância, além disso, a própria existência do Aeroporto de Ouricuri em si representa instrumento de desenvolvimento socioeconômico com a vinda desse 1° Heliporto Regional  nesse Local do Antigo Aeroporto de Ouricuri.

É notório que o Sertão do Araripe vem se desenvolvendo cada vez mais, o município de Ouricuri, com uma população de aproximadamente 70.000 (setenta mil), é o centro regional do Araripe, com uma população de aproximadamente 500 mil habitantes.

O Sertão do Araripe concentra 40% (quarenta por cento), das reservas de gipsita do mundo, e vive um período de grande desenvolvimento econômico e social, com a perspectiva da futura obra do Canal do Sertão pernambucano, existindo a previsão de aumento significativo da sua população nos próximos anos. Dispõe de oferta de serviços diversificados e ocupa posição estratégica em relação à malha viária estadual, ligando-se por boas rodovias aos municípios que serão beneficiados, com uma distância média de 60 km, entre Ouricuri e os municípios que serão beneficiados com a construção do 1º Heliporto Regional do Araripe não somente a população da Sede do Centro, principalmente nos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Granito, Ouricuri, Moreilândia, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, todos na Região do Araripe e Salgueiro, Parnamirim, Serrita e Terra Nova, no Sertão Central.

Na Região do Araripe (Divisa com o Estado do Piauí), está sendo implantado o maior Parque Eólico do Brasil e em Ouricuri também e é uma das principais referências no mundo, devendo gerar, apenas no período de construção cerca de mil postos de trabalhos diretos, e tantos indiretos, é um investimento que dialoga com o que a gente quer, que é a energia limpa, o que mostra o potencial de Pernambuco para geração de energia através de fontes renováveis atrav´s também da energia solar.

Partindo dessa premissa, verifica-se a necessidade de um Heliporto Regional do Araripe para pouso e decolagem de aeronaves com asas rotatórias no local do Antigo Aeroporto de Ouricuri, inclusive pode ser criado linhas aéreas comerciais, com empresas de linhas Aéreas e Taxiamento Aéreo,tanto quê a Utilização desse Heliporto para UTI Aérea pois tanto como sede do Hospital Regional tem máxima urgencia em tranferências médicas ligando a Região do Araripe a outros centros médicos,que fica distante 630km da Capital Recife.

Vale ressaltar, que na década de 50 e 60 no Aeroporto de Ouricuri existia linha aérea ligando o município de Ouricuri a Capital Recife xArcoverde xPetrolina por Aviões de Asas Fixas, com 02 (dois) voos semanais.

Dentre eles no serviço aeronáutico temos o de Heliportos integrado onde é umgerador empregos, e se vem realizando mais intensamente nos últimos anos é o das ligações aeroportuárias entre centros urbanos  e objetivando a complementar a rapidez do transporte aéreo de passageiros e produtos/serviços. O potencial do uso de helicópteros é muito grande. Isso pode ser corroborado pelas seguintes afirmações:  Nos últimos anos, helicópteros têm sido as principais aeronaves comercializadas no país e, atualmente, o Brasil dispõe da sétima frota mundial de aeronaves de asa rotativa (como complemento, sabe-se que em 2005, São Paulo foi, a nível internacional, a segunda cidade em número de helicópteros em operação. As taxas de crescimento da frota beiram aos 11%, enquanto as referentes às demais aeronaves oscilam nos 2,6%;  O Brasil possui milhares de cidades e é um país de extensões continentais (segundo especialistas, nos chamados países do primeiro mundo, toda cidade com mais de 30 mil habitantes tem pelo menos um, helicóptero, seja para atuar junto à comunidade, seja para patrulhamento, tráfego, busca e salvamento, manutenção de linhas e redes de energia, transporte de valores, operações da indústria de prospecção de petróleo, construção de oleodutos, transporte aeromédico, por exemplo); 

Ouricuri como centro de Pólo em Comércio e Pólo em Saúde juntamente que o Governo do Estado junto com os Orgãos Federais para trazer a nossa cidade de Ouricuri e para representatividade regional ao Araripe com o 1º Heliporto Regional do Araripe

Documentos (0)


Você precisa Entrar ou Inscrever para deixar um comentário
Esta proposta não tem notificações.